Divisão Ginkgophyta
Folhas
Folhas de ginkgo são bi-lobadas, mais resistentes à deterioração do que outras folhas. Algumas folhas são suportadas em hastes longas e tornam-se amarelas, morrem no inverno, depois reaparecem na primavera, enquanto outras estão em hastes mais curtas que podem sobreviver ao inverno. As folhas em forma de leque de Ginkgo são lisas e irregularmente dentadas. Possuem ranhuras profundas no meio da folha, produzindo dois lóbulos distintos, daí o nome de Ginkgo biloba (dois lóbulos). A extensão da divisão entre os dois lóbulos é variável entre as folhas. A cutícula é hipoestomática, apenas alguns destes estômatos ocorrem na face adaxial, enquanto que o lado abaxial tem muitos estômatos mais complexos. O número limitado de poros sobre a superfície superior da folha reduz a perda de evaporação da água.
O pecíolo da folha é mais ou menos delgado e flexível. As folhas crescem em cachos nas pontas dos ramos curtos até 3 centímetros de comprimento, lembrando a forma de uma folha de avenca. Diferente da maioria das outras gimnospermas, o ginkgo é decíduo (perde as folhas em alguma estação).
Tronco e Sistema Vascular
A casca da Ginkgos é fissurada e os troncos podem chegar a 4m de diâmetro. O sistema vascular de ginkgo é diferente de plantas com flores. Enquanto as plantas de floração têm uma série de células semelhantes a tubos de condução de água, nogueiras tem células com pequenas perfurações de conexão, funcionando como válvulas que se fecham quando a água está em falta para que turgescência seja preservada. O ginkgo tem um sistema vascular relativamente primitivo. O sistema vascular primário consiste num eustelo e um câmbio vascular bifacial. O xilema secundário é composto de finas paredes traqueídes e raios vasculares estreitos. Este corrosão traqueal é circular, delimitada e restrita às paredes radiais. Isto é semelhante as coníferas, sugerindo que estes dois grupos estão relacionados.
Reprodução e sobrevivência
Ginkgos são