Ciencia
Coníferas: são as plantas gimnospérmicas da divisão Coniferophyta (ou Pinophyta),elas são encontradas na américa do norte e Eurásia, são adaptadas ao frio, No Brasil um exemplo delas são as araucárias localizadas no país, estão praticamente extintas devido ao corte ilegal de madeira.
As coníferas estão entre os maiores e mais velhos seres vivos do planeta. As sequoias da Califórnia chegam a enormes tamanhos, com ate 80 metros de altura, 26 metros de circunferência e massa estimada 2500 toneladas, semelhante ao peso de 14 baleias azuis, além disso, podem viver mais de 3000 anos. Um espécime de pinheiro da espécie Picea abies (a espécie que mais se usa como árvore de Natal), encontrado no Parque Natural Fulufjället, Dalarna (Suécia)1 , passou a ser considerado a planta mais antiga de todo o planeta, com mais 9 500 anos de idade.
Cicadofitas: São plantas com folhas coriáceas que se assemelham às das palmeiras - as de maiores dimensões - ou aos fetos. Têm um caule lenhoso, denominado paquicaule, que pode ser aéreo ou subterrâneo, com um crescimento muito lento.
Encontram-se neste grupo plantas muito apreciadas para ornamentação, como os Encephalartos e as "palmeiras-sago" ("sago palm" em inglês), não só pelo seu aspecto geral, mas também por as suas inflorescências serem, em geral, grandes cones com a mesma forma das pinhas, muitas vezes com belas cores vivas, entre o amarelo e o cor-de-laranja.
Gnetofitas: São bastantes diversificadas. As espécies do gênero Gnetum são arvores ou trepadeiras que vivem em regiões tropicais, quentes e úmidas; elas