divisão do trabalho
Divisão do trabalho é o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes ou unidades,cada uma das quais é atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas.Nas organizações,as unidades de trabalho são chamadas,genericamente,departamentos.Cada departamento realiza uma parte do trabalho total, que é necessária para a realização dos objetivos .
A divisão do trabalho permite as organização para realizar objetivos complexos ,como montar equipamentos de grande porte, fabricar produtos em grande quantidade e atender diferentes tipos de clientes, em diferentes localidades. Em todas as organizações existe divisão do trabalho como em uma barraca na festa ,ou em uma pizzaria,permite observar que os funcionários se especializam em uma tarefas distintas , como prestar o serviço, atender os clientes nas mesas, cuidar do suprimento de mercadorias e cuidar do caixa.Nas grandes organizações,como as cadeias de pizzarias ,bancos ou companhias aéreas,há grande quantidade de pessoas especializadas em realizar essas e muitas outras tarefas
A divisão do trabalho é uma lei da natureza, ou seja, cada homem tem e pode desenvolver habilidades especiais, a propósito da divisão de trabalho é de obter mais e melhores resultados com a mesma quantidade de esforço. Aumentará a produção quando um trabalhador se especializar à mesma peça ou em desempenhar-se à mesma função ou quando um diretor especializava-se em lidar com o mesmo tipo de problema durante o certo tempo.
A especialização favorece às pessoas à adquirirem habilidades e posição ao contrário todas as modificações de tarefas significam perdas de redução.
A divisão do trabalho deve ser feita segundo os níveis de autoridade e responsabilidade, assim, quanto mais elevado é o nível na hierarquia, maior é a responsabilidade e a autoridade, isto designa-se por cadeia de comando e cadeia escalar.
O objetivo imediato e fundamental ,por exemplo, de uma organização voltada á produção de bens é a