Divisão do trabalho segundo taylor
UNIESP
Divisão do Trabalho:
Um estudo baseado na ORT e nos princípios de Taylor
Paulo Robério dos Santos
Teoria Geral da Administração
Prof. Fábio Celestino
Março – 2012
São Paulo – SP
Divisão do Trabalho
Não podemos falar em divisão do trabalho, sem antes discorrer sobre o principal assunto em questão que é o “trabalho”. O trabalho possibilita ao ser humano uma forma essencial de revelar sua própria condição de humanidade, é uma arte onde o homem transforma e é transformado. É também a repartição diferenciada de tarefas entre os operários ou membros de uma empresa ou comunidade.
Existem várias formas de divisão do trabalho, como também múltiplos setores onde podemos encontrá-la, mas quero falar aqui sobre um ponto não tão distante desse assunto, mas que tem tudo a ver com os dias atuais. Irei falar de como a sociologia divide o trabalho em três partes: DIVISÃO BIOLÓGICA DO TRABALHO, DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO e DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO.
DIVISÃO BIOLÓGICA DO TRABALHO
Foi a primeira forma de divisão utilizada, onde os homens primitivos se dedicavam à caça e as mulheres intensificavam sua funções a cuidarem dos filhos, da cabana e da aldeia. Com essa divisão do trabalho surgiram as primeiras formas de discriminação social. As mulheres por não se prestarem a serviços de uso da força eram consideradas menos importantes do que os homens.
Esse modelo de divisão pode ser visto muito forte ainda nos dias atuais, pois vivemos numa sociedade onde os homens têm certas vantagens em relação às mulheres. Mas isso vem mudando gradativamente nos últimos anos e estamos vendo uma divisão biológica muito mais justa e igualitária. Toda a divisão de trabalho pode ser horizontal ou vertical. A primeira divisão é caracterizada pela especialização nas tarefas, sem haver nenhuma discriminação. Já a divisão vertical é hierárquica, portanto, injusta.
DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO
Os seres humanos