Divisão do sn
Aluna: Tayná Raiana de Araújo Vieira
Matrícula: B512hd4
Disciplina: Neuroanatomia
Professora: Juliana Ribeiro
Manaus
2013
O sistema nervoso é um todo. Pode ser divido em partes, levando-se em conta critérios anatômicos, embriológicos e funcionais. Existe ainda uma divisão quanto à segmentação, que é muito didática. Divisão do SN com base em critérios Anatômicos:
Cérebro
Encéfalo
Sistema Nervoso Central
Medula espinhal SN Periférico
Espinhais (31) cranianos (12) Nervos
Gânglios, terminações nervosas.
Cerebelo
Tronco encefálico
Mesencéfalo, Ponte, Bulbo.
Sistema nervoso central é aquele que se localiza dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral); sistema nervoso periférico é aquele que se localiza fora deste esqueleto. Divisão do SN com base em critérios embriológicos:
Nesta divisão as partes do SNC do adulto recebem o nome da vesícula primordial que lhes deu origem. Telencéfalo, Diencéfalo
Cérebro
Prosencéfalo
Mesencéfalo
Mesencéfalo
Metencéfalo (cerebelo e ponte)
Mielencéfalo. (bulbo)
Rombencéfalo
Divisão do SN com base em critérios Funcionais:
Aferente
Eferente
SN Somático
Divisão Funcional do SN
Simpático
Parassimpático
Aferente
Eferente = SN autônomo
SN Visceral
Divisão do SN com base em critérios na segmentação ou metameria: Pode-se dividir o SN em sistema nervoso segmentar e sistema nervoso supra-segmentar. A segmentação no sistema nervoso é evidenciada pela conexão com os nervos. Pertence, pois, ao sistema nervoso segmentar todo o sistema periférico, mais aquelas partes do sistema nervoso central que estão em relação direta com os nervos típicos, ou seja, a medula espinhal e tronco encefálico. O cérebro e o cerebelo pertencem ao sistema nervoso supra-segmentar.