Divisão de berlim
* Grupo B:
A divisão de Berlim aconteceu devido a: Deu-se o nome de Guerra Fria devido ao facto de não existir uma guerra directa entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear: Capitalistas e Democracias ocidentais:
- Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão, Coreia do Sul, América Latina e outros. Socialistas e Regimes totalitários:
- União Soviética, Europa Oriental, R. P. China, Cuba entre outros.
Dada a impossibilidade da resolução do confronto no plano estratégico, pela via tradicional da guerra aberta e directa que envolveria um confronto nuclear. Sendo um conforto de duas potências que disputavam poder de influência política, económica e ideológica em todo o mundo. Esta divisão em duas superpotências originou a construção do muro de Berlim.
Aparecimento e construção do Muro de Berlim O Muro de Berlim foi uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
* Constituição: Madrugada de 13-08-1961
* Dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.
* Existindo esta divisão de 1961 a 1989.
Objectivos da sua construção
O objectivo era ter o constante fluxo de gente para o lado ocidental, migração que fizera com que, entre 1949 e 1961, bem mais de 2,6 milhões de alemães orientais escapassem para a República Federal. De certa forma, isto se explica não só pela diferença dos regimes, como também pelo fato de ter havido