Divisão Celular
PROPOSTAS
BIOLOGIA
DE
PARA
DESENVOLVER
JULHO DE 1998
NÚMERO 9
EM
SALA DE AULA
EDITORA MODERNA
TRABALHANDO TEMAS FUNDAMENTAIS:
MITOSE E MEIOSE
(I)
*
J. M. Amabis e G. R. Martho
D
ivisão celular é um dos temas mais importantes do currículo de ensino médio, sendo prérequisito indispensável para a compreensão do fenômeno da vida. Por isso, os processos da mitose e da meiose devem ser estudados com detalhamento e profundidade. Neste número apresentamos uma sugestão de atividades que pode auxiliar os estudantes a reconhecer e a compreender aspectos importantes do processo de divisão das células por mitose.
A divisão celular é um processo contínuo, durante o qual uma célula sofre transformações que culminam com sua divisão em duas células-filhas. Ao longo da mitose, células observadas ao microscópio exibem aparências características, e é possível reconhecer estágios marcantes, que foram escolhidos pelos cientistas para dividir o processo mitótico em fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Atualmente é possível encontrar magníficas filmagens da mitose feitas ao microscópio, nas quais o processo mitótico é visto em tempo acelerado. O tempo médio de duração da divisão celular, que é cerca de meia hora, é reduzido, em alguns filmes, para menos de 30 segundos. Esse recurso acentua dramaticamente a continuidade das transformações mitóticas.
Assistir a um filme desses, ou mesmo imaginar como se faz uma filmagem desse tipo, pode ajudar os estudantes a entender
7
8
14
*
Abaixo, seqüência das fases da mitose em células de embrião de salamandra, desenhadas pelo citologista pioneiro Walther Flemming. Os desenhos 3 e 11 foram omitidos da atividade proposta aos estudantes, para evitar dificuldades adicionais de interpretação.
4
3
2
1
porque a mitose, apesar de ser um processo contínuo, é representado em apenas quatro fases discretas.
Neste folheto sugerimos atividades que podem ajudar