Divisão celular e síntese de proteínas
HORUS FACULDADES
Rejane Cerizolli
Suelen Sides
Divisão Celular e Síntese de Proteínas
Pinhalzinho/SC
2014
HORUS FACULDADES
CURSO: Educação Física
COORDENADOR: Adriana Fátima Meneghetti
DISCIPLINA: Bases Biológicas Aplicadas a Educação Física e ao Esporte
PROFESSOR: Cassiano Lazarotto Rambo
ALUNAS: Rejane Aparecida Cerizolli e Suelen Silmara Sides
PERÍODO: 1º Período
TRABALHO EXTRACLASSE
MITOSE
É o período da divisão celular característico de todas células somáticas animais e vegetais em que a célula reparte igualmente o seu conteúdo, já duplicado na intérfase (período que antecede tanto a mitose quanto a meiose), em duas células, denominadas células-filhas. Trata-se de uma divisão equacional. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2005; SANTOS, 2005)
É dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Essas fases descrevem as principais alterações morfológicas e a movimentação dos cromossomos durante o processo. O final da mitose, com a separação do citoplasma, é chamado de citocinese. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2005)
Prófase: é a fase mais longa. Os filamentos de cromatina já estão condensados, formando cromossomos duplicados em duas cromátides; os centríolos começam a ser rodeados de filamentos, que crescem gradativamente para formar o fuso mitótico e os ásteres. Desaparecem a carioteca e o nucléolo. (SANTOS, 2005)
Metáfase: os cromossomos atingem o estado de condensação máxima, encurtam e se localizam na região equatorial da célula, prendendo-se às fibras do fuso através dos centrômeros; já não existe membrana nuclear. (SANTOS, 2005)
Anáfase: começa com a duplicação dos centrômeros, libertando as cromátides, que agora passam a ser denominadas cromossomos-filhos. Em seguida, as fibras cromossômicas encurtam, puxando os cromossomos para os pólos do fuso. (SANTOS, 2005)
Telófase: os cromossomos atingem os pólos e sofrem descondensação; Há desaparecimento