Divida Brasileira
MEDICINA VETERINÁRIA
DÍVIDA EXTERNA BRASILEIRA, A QUEM RECORRER?
DÍVIDA EXTERNA
A dívida externa é o somatório dos débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial).
A dívida externa também é um dos principais agentes de contribuição para o agravamento das desigualdades sociais, pois para o pagamento das dívidas é reservado um grande volume de dinheiro que anualmente deixam de ser investidos no desenvolvimento para sanar a dívida.
DÍVIDA INTERNA
Dívida interna é a soma de todos os débitos assumidos por alguém junto a credores residentes no próprio país. Essa dívida pode ser de qualquer um, mas normalmente, quando se fala “dívida interna”, faz-se referência aos débitos do governo, seja ele federal (inclusive o Banco Central), estadual, municipal, e também às estatais.
PIB
PIB é a sigla para PRODUTO INTERNO BRUTO, e que representa a soma em valores monetários, dos BENS e SERVIÇOS finais produzidos em determinada região durante um determinado período.
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI)
O FMI foi criado em 1945 e se autoproclama como uma organização de 184 países (todos os membros da ONU fazem parte do FMI), trabalhando por uma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.
Os empréstimos do FMI são concedidos aos países com problemas financeiros ou que estão em crise, para isso são fixadas algumas metas que são estipuladas pelo organismo,