Diversos
Com o aumento da competitividade nas empresas e nas atividades individuais, a prática da administração não pode se basear apenas em carisma ou intuição, mas deve legitimar-se por conhecimento e competência técnica. A administração fornece uma visão geral do papel do administrador nas organizações, bem como um panorama das principais funções exercidas por ele.
Estudo do cenário da área profissional
Demandas
O mercado de trabalho para o profissional de administração é amplo, abrangendo a área privada, a pública e o terceiro setor, que vem despontando como área de grande absorção de profissionais qualificados, principalmente na capital do país, onde se encontram inúmeros organismos internacionais com seus projetos de alcance socioambiental.
O mercado é, portanto, amplamente favorável ao ingresso de novos profissionais bem preparados e orientados por valores éticos. Além de a Capital Federal ser uma referência para o vasto campo de atuação desses profissionais, existem várias autarquias, órgãos públicos e organizações espalhadas pelo Brasil, existem também, as de nível estadual e municipal que tornam o campo de atuação mais amplo ainda.
No setor privado, de acordo com informações fornecidas pelo Conselho Federal de Administração, existem no Brasil cerca de 5.400.000 empresas e pouco mais de 900 mil bacharéis em Administração, significando, portanto, que a cada cinco empresas somente uma possui bacharel em Administração, em média. Há, portanto, uma expressiva demanda latente para profissionais de administração que, a partir de uma fiscalização mais rigorosa do exercício da profissão encontrarão cada vez mais oportunidades para atuar.
No setor público, não se dispõe de números sobre a absorção de profissionais de administração na esfera pública, porém, ao se julgar pelo número de vagas abertas em concursos públicos, há muita demanda para administradores que estejam aptos a compreender a complexidade e o estágio atual de desenvolvimento do