Diversos
David de Michelangelo
Origem:
David surgiu de um bloco de Mármore que havia ficado exposto por 25 anos na catedral de Santa Maria Del Fiori em Florença. Foi rejeitado por muitos artistas da época até Michelangelo aceitar o desafio de esculpir o personagem, o que levou 3 anos (1501 á 1503).
A obra tem 5 metros e 17 centímetros de altura e o realismo físico é impressionante, a simetria dos traços é quase que perfeita, tendo como inspiração a arte grega e sua ideia de perfeição estética no corpo atlético e realismo humano com rosto simétrico buscando a ideia de beleza da época.
David de Michelangelo talvez seja a obra mais famosa desse artista renascentista. Com características voltadas para a forma de arte na Grécia e Roma antiga, e com uma visão estética bem diferente da usada na Idade Média, essa obra pode ser considerada um grande símbolo do renascentismo, onde a ideia de culto e gozo a arte voltam, mesmo que camuflada nos símbolos da Igreja Católica que ainda dominava e redigia a sociedade Italiana e por isso talvez de tantas obras terem como tema, personagens da Bíblia.
Aspectos da sociedade.
Os artistas do renascentismo tinham como característica a busca pelo realismo e as coisas do homem, tirando um pouco do foco á Deus e toda ideia de igreja. Mesmo com muitas obras voltadas a Igreja, tinham um idealismo voltado à ciência e suas aplicações, o estudo do ser humano era constante.
A Itália da época era uma sociedade cristã e que se abriu para um tempo de bastante migração onde receberam muitos povos, foi à época dos grandes exploradores e do descobrimento da América.
Na Itália, Roma estava empobrecida enquanto o Norte do país, Milão, Veneza e região da toscana viviam essa explosão de artistas renascentistas.
Podemos dizer que o renascentismo como muitos outros movimentos humanos, teve seu principal polo na Itália, apesar de grande contribuição de França, Holanda, Alemanha e Inglaterra.
Renascentismo e aplicações na obra.
O