Diversos
Este exame destina-se ao estudo funcional da defecação, por raios X.
Para isso é necessário preencher o recto com uma pasta de consistência semelhante à das fezes.
DEFECOGRAFIA É a avaliação dinâmica da defecação com contraste retal realizada através de aparelho de radioscopia, que possibilita o estudo da anatomia e função ano-retal e do assoalho pélvico.
Consiste no estudo dinâmico da defecação através da introdução de uma pasta de bário no reto. São realizadas várias radiografias de perfil, em repouso e ao esforço defecatório. Permite a avaliação da medida do ângulo anorretal em repouso e no momento da defecação, a medida do períneo e a avaliação da presença de retocele e/ou enterocele e sigmoidocele associadas. É um método fundamental no estudo da constipação intestinal terminal e da incontinência anal.
topo
Defecografia
defecografia
Defecografia é um raio-x da região anorretal que avalia integridade de eliminação de fezes, identifica anomalias anorretais, e avalia as contrações musculares do reto e relaxamento. Durante o exame, reto do paciente é preenchido com uma pasta mole, que é a mesma consistência das fezes. O paciente então se senta no vaso sanitário posicionado dentro de uma máquina de raio-x, e aperta e relaxa o ânus para expulsar a solução. O médico estuda a raios-x para determinar se os problemas anorretais ocorreu enquanto a paciente foi esvaziar a pasta do reto.
VIDEODEFECOGRAFIA COMPUTADORIZADA
O exame de videodefecografia computadorizada é realizado da mesma forma que o exame convencional descrito anteriormente, com exceção das radiografias estáticas, que são dispensadas(8–10).
Inicialmente é feita uma avaliação panorâmica da pelve em repouso, com ênfase na identificação dos reparos ósseos: púbis e cóccix. A obtenção de imagens de boa qualidade dessas regiões é de grande importância para facilitar o traçado das linhas de referência.
Sobre o púbis fixa-se uma esfera de 2 cm de diâmetro,