Diversos
A União Europeia é um tema cada vez mais atual e em constante movimento, capaz de suscitar dúvidas em vários quadrantes da sua história.
No século XX, em meados da década de quarenta, a Europa estava chocada com os horrores que as duas grandes guerras mundiais tinham provocado.
A situação era tão grave que houve quem pensasse numa forma de evitar que essas tragédias se repetissem. A solução partiu de um francês chamado Jean Monnet, que achou que se devia impedir alguns países europeus de gerir as suas próprias indústrias de carvão e de aço, porque estes eram os materiais de que um país necessitava para produzir armas.
Jean Monnet estava convencido de que se um país não controlasse a sua produção de carvão e de aço não estaria em condições de declarar guerra a outro.
Esta ideia agradou a Robert Schumann, ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que o ajudou a pô-la em prática União Europeia
A União Europeia é uma parceria económica e política com características únicas, constituída por 27 países europeus, que, em conjunto.
A UE foi criada após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de estimular a cooperação económica na Europa. Já que os países com relações comerciais se tornam economicamente dependentes, reduzindo os riscos de conflito.
CEE
A União Europeia, resultou na criação da Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1958, inicialmente constituída por seis países: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Desde então, assistiu-se à formação de um enorme mercado único, cujas potencialidades continuam a ser desenvolvidas. Em 1993, essa evolução traduziu-se numa mudança de nome, e a CEE passou a chamar-se União Europeia (UE).
Objetivos da UE
Começou por ser uma união meramente económica, no entanto, neste momento é uma organização ativa em todos os domínios, desde a ajuda ao desenvolvimento até à política ambiental.
A EU “luta” pela paz, a estabilidade e prosperidade. contribuiu para melhorar o nível de vida