Diversos
Embora, na maioria dos casos, os exaustores contenham motores elétricos, há modelos em que a energia utilizada é fornecida pela própria natureza. São utilizados para aeração de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes. Podem ser instalados em interiores, com dutos para conduzir o ar servido às áreas externas de uma construção. Os exaustores eólicos são de fácil instalação, adaptando-se a qualquer tipo de telhado, com baixo custo e sem alterações estruturais. Além disto, não produzem ruídos ou vibrações, não têm custos operacionais, e apresentam funcionamento ininterrupto e absolutamente seguro.
A variação de temperatura do ar existente nos silos, entre a massa de grãos e o telhado geralmente metálico, elevada durante o dia e fria à noite, pode levar a umidade existente em suspensão no ar, a se condensar à noite e gotejar sobre os grãos o que acontece com muita frequência com grande prejuízo aos grãos e financeiros para os produtores e armazenadores.
De uma forma geral, os silos possuem respiros com a finalidade de evitar a condensação, entretanto geralmente não são colocados em número suficiente e não são extremamente eficazes, e em grandes massas de grãos, todo produto cuja tecnologia não apresente garantia de desempenho, precisa ser rejeitada dado os grandes valores investidos e armazenados.
Um exaustor natural que é instalado no teto dos silos ou dos armazéns e reduz os problemas gerados pelo calor interno que estas instalações provocam nos grãos. Chamado Cycloar, o exaustor é construído por dois cilindros estáticos, justapostos entre sí, e pela incidência do vento externo, causa um cicloneamento do ar no sentido horário (redemoinho) ocasionando a exaustão do ar com poluentes, reduzindo a temperatura interna dos silos e os problemas que o calor causa nos grãos
Nesse caso