Diversos
Conforme vimos no capítulo 1, a empresa pode ser vista como um sistema sócio técnico complexo, devido aos seus fluxos ininterruptos e repetitivos, levando a empresa a alcançar seus resultados. Sendo assim toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função deles que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. O comportamento dos componentes em uma empresa é sistêmico e complexo: cada um influencia e é influenciado pelos outros. Modificações em um componente provocam modificações em maior ou menor grau nos demais. O comportamento de seu conjunto é diferente da soma dos comportamentos de cada componente considerado isoladamente.
Para que possamos compreender melhor como os objetivos da Organização impactam nos objetivos do profissional, é necessário que observemos as influências externas e internas que impactam uma organização e as pessoas que nela trabalham.
INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EXTERNAS: As leis e regulamentos legais regem desde a criação de uma organização (tipo de serviço que irá prestar, forma da sociedade empresarial, leis específicas para a área que pretende atuar, relações governamentais entre outros), sua homologação (para que seu serviço possa ser prestado dentro de determinados parâmetros é necessário que os requisitos necessários sejam atingidos), além de leis que a garantem em funcionamento e que podem ser verificados periodicamente.
Os sindicatos são relações importantes que devem ser cumpridas, ainda que por força de lei, para garantir tanto a manutenção de acordos para a organização (os sindicatos patronais), até para os próprios funcionários (sindicatos de classe profissional). Essas relações sindicais permite que acordos possam ser discutidos e firmados e mantenham a empresa mantendo suas obrigações legais. As condições econômicas permitem visualizar tanto na região ou país, quanto no mundo, se aquele serviço oferecido garante