Diversos
AUTORA:FÁBIA PATRÍCIA SILVA BARROSO,ENFERMEIRA PSF DO CENTRODE SAÚDE REGINA ,DISTRITO BARREIRO E SEUS COLABORADORES.
CONTATO:
3277-8922/8935/8920 (CS REGINA-DISAB)
8512-2185 (OI)
EMAI-L= fabiabarroso@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO
Considerando a situação atual de aumento da expectativa de vida e envelhecimento demográfico da população , faz-se necessário proporcionar práticas na Atenção Básica de Saúde através do PSF-Programa de Saúde da Família na intenção de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Sendo assim, políticas públicas nacionais de promoção, prevenção e cuidado estão sendo implantadas no nível primário a fim de qualificar o cuidador familiar. Estreitando laços de assistência e colaboração entre PSF e cuidadores de idosos é possível vislumbrar o envelhecimento com assistência qualificada , humanizada e melhor qualidade de vida a todos envolvidos. Portanto, este trabalho demonstra preocupação com o idoso frágil, dependente , semi-dependente mas sobretudo dá ênfase ao cuidador familiar do domicílio valorizando apoio e capacitação ao mesmo diante desta nova realidade demográfica.
OBJETIVOS
Apoiar o cuidador instruindo-o nas práticas adequadas de assistência básica a saúde do idoso. Despertar os familiares sobre os direitos do idoso protegidos constitucionalmente. Sensibilizar o cuidador para o seu auto-cuidado. Humanizar a relação entre cuidador e idoso, bem como de seus familiares. Melhorar a saúde da pessoa idosa de através da prevenção e promoção realizadas pela ação dos cuidadores no ambiente familiar.
METODOLOGIA
Foi realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria de Saúde Municipal,um curso preparatório para multiplicadores locais de nível superior e paralelamente o mesmo tema foi oferecido a nível técnico aos futuros