Tecnologia
NUTRIÇÃO E RESPIRAÇÃO DOS SERES VIVOS
- NUTRIÇÃO: processo de extração de substâncias de alto valor energético potencial, do meio, que serão utilizadas para a auto-construção do organismo e para a realização de suas atividades motoras e demais reações exotérmicas.
a) Seres autotróficos → carbono inorgânico (CO2)
b) Seres heterotróficos → carbono orgânico (CHO)
- RESPIRAÇÃO: processo de oxidação de substâncias de estrutura complexas dotadas de alta energia potencial, a fim de liberar esta energia para a realização de outras reações qua consomem energia.
a) Respiração aeróbia → com oxigênio livre (O2)
C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + 673 kcal
b) Respiração anaeróbia → com oxigênio combinado (intramolecular)
C6H12O6 → 2CO2 + 2C2H5OH (álcool)
DIGESTÃO ANAERÓBIA
CONCEITO 1 → Ecossistema onde diversos grupos de microrganismos interagem para a conversão da matéria orgânica complexa em metano, gás carbônico, água, gás sulfídrico e amônia, além de outras células bacterianas.
Matéria orgânica → Bactérias → CH4 + CO2 + H2O + H2S + NH3 + Novas células
CONCEITO 2 → Reação bioquímica realizada em três estágios, por diversos tipos de bactérias na total ausência de oxigênio livre. O grupo de bactérias fundamental nesse processo é o grupo de BACTÉRIAS METANOGÊNICAS, que atua na última etapa, formando o metano.
C6H12O6 3CO2 + 3CH4
1. MICROBIOLOGIA DA DIGESTÃO ANAERÓBIA
O processo de digestão anaeróbia é realizado por três grupos de bactérias com comportamentos fisiológicos distintos:
a) Bactérias fermentativas → transformam por hidrólise os polimeros em monômeros e estes em acetato, hidrogênio, dióxido de carbono, ácidos orgânicos de cadeia curta, aminoácidos e outros produtos (como a glicose).
b) Bactérias acetogênicas → produtoras de hidrogênio, o qual converte os produtos gerados pelo primeiro grupo (aminoácidos, açúcares, ácidos orgânicos e álcoois) em