Diversos
Simultaneamente, vamos testar na prática os conceitos aprendidos, criando pequenos programas nas linguagens de programação Ruby, Java e Javascript.
Todas são linguagens de programação orientadas a objetos e não estruturadas. Mas servem perfeitamente para o estudo da lógica e dos algoritmos por sua flexibilidade e sintaxe simples.
Vejamos um exemplo de algoritmo em português estruturado:
Algoritmo em Português Estruturado
var idade: inteiro inicio escreva "Qual a sua idade?"; leia idade; se idade < 25; escreva "Puxa, você é muito jovem!"; senao se idade >= 25 e idade < 50 escreva "Você é uma pessoa madura."; senao escreva "Você é uma pessoa experiente"; fimse fim Programa em Ruby
Agora vejamos um script em Ruby implementando as instruções do algoritmo:
idade = "" begin # opcional puts "Qual a sua idade?" idade = gets.chomp idade = idade.to_i if idade < 25 puts "Puxa, você é muito jovem." elsif idade >= 25 and idade < 50 puts "Você é uma pessoa madura." else puts "Você é uma pessoa experiente" end end Podemos notar que um script Ruby pode ser escrito de forma muito semelhante a um algoritmo em Português Estruturado. Mas não se engane! Ruby é uma linguagem poderosa, orientada a objetos e cheia de recursos. Uma das características da linguagem é a sintaxe simples, elegante e flexível, por essa razão é possível escrever um programa funcional com poucas linhas de código.
Normalmente em Ruby não se usa o begin e end a não ser em casos específicos como lançamento de exceções ou outras situações, mas para fins didáticos utilizaremos em Ruby uma sintaxe bem próxima aos algoritmos tradicionais.
Programa em Java
Em