resumo
Independentemente do tipo de resumo, o mesmo deve conter o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento. No resumo informativo estas seções são descritas de forma mais detalhada, enquanto nos resumos indicativos, de maneira mais sucinta.
O texto do resumo deve ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, e de fórmulas e equações que não sejam absolutamente necessárias.
Em relação ao seu formato, o resumo é escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa. O número de palavras pode variar de acordo com o tipo de documento: de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; e de 50 a 100 palavras os trabalhos destinados a indicações breves. Os resumos críticos não possuem um número de palavras estipulado. Neste caso, o autor precisa utilizar do bom senso para determinar o tamanho necessário.
A escolha das palavras-chave também merece cuidado especial, pois estas possibilitam que seu trabalho seja encontrado por outros autores. Elas devem ter relação com os principais temas abordados no trabalho, de forma que sejam uma síntese das principais ideias desenvolvidas no documento. São utilizadas geralmente de três a cinco palavras-chave, logo abaixo do resumo e separadas por pontos.
O abstract segue a mesma estrutura do resumo, e é importante também que seja bem escrito. Recomenda-se aos que não possuem proficiência em inglês que solicitem a tradução a um amigo ou que contratem um serviço de tradução,