analise da qualidade da agua no canal de macrodrenagem
Gabriel Santana de Queiroz (1)
Graduando no curso de Engenharia Ambiental no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia
Luiz Daniel Corôa de Mélo (2)
Graduando no curso de Engenharia Ambiental no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia
Lucas Vinícius Souza de Castro (3)
Graduando no curso de Engenharia Ambiental no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia
Endereço (1): Cj. Jardim Narciso Casa 1, Bloco 2 – Coqueiro – Ananindeua –PA – CEP: 67113-300 – Brasil – Tel: (91) 32351808 – e-mail: gabrielsantana.queiroz@gmail.com.
RESUMO
A qualidade da água é caracterizada pelo conjunto de características físicas, químicas e biológicas que esta apresenta, tais parâmetros e são padronizados por lei em uma concentração máxima de aceitação, dependendo de sua origem e sua utilização. Neste trabalho serão avaliadas as águas superficiais do canal da Av. Almirante Tamandaré, em Belém/PA. Para tanto foram realizadas 02 coletas durante o ano em 03 pontos selecionados ao longo do Canal que está situado na área central de Belém. Os resultados obtidos nas 02 amostragens foram comparados com a Resolução CONAMA Nº 357, de 17 de Março de 2005, que dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes para rios de classe II, que no nosso caso será analisado a baía do Guajará , devido o canal desaguar diretamente , sem qualquer tratamento prévio . Os resultados parciais revelaram alto índice exclusivamente de cor aparente, e nitrogênio amoniacal.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade da água, Canal, Av. Almirante Tamandaré, Águas superficiais.
1.0 INTRODUÇÃO
A Bacia da Tamandaré é constituída pelo canal da Tamandaré com extensão de 1.270m. Possui área total de 1,74 km² e área alagável de 0,63 km², o equivalente a 36,21% de sua área total. Abrange o centro da cidade de Belém e