diversos
1º capitulo
Conceito de gestão – processo de se conseguir obter resultados (bens e serviços) com o esforço dos outros.
Funções de gestão – interpretar os objetivos propostos e transformá-los em ação empresarial, através do planeamento, organização, direção e controlo de todos os esforços realizados em todas as áreas e níveis da empresa, a fim de atingir esses mesmos objetivos.
Planeamento – processo que determina antecipadamente o que deve ser feito e como deve ser feito.
Organização – estabelecer relações formais entre as pessoas, e entre estas e os recursos, para se atingir os objectivos propostos.
Direção – processo de determinar, isto é, afectar ou influenciar, o comportamento dos outros. A direção envolve motivação, liderança e comunicação.
Motivação – em termos gerais, pode ser entendida como reforço da vontade das pessoas se esforçarem por conseguir alcançar os objetivos da empresa.
Liderança – é a capacidade de conseguir que os outros façam aquilo que o líder quer que façam.
Comunicação – é o processo de transferência de informações, ideais, conceitos ou sentimentos entre as pessoas. Para se ter uma ideia da importância da comunicação na gestão, basta verificar que a maior parte do dia do gestor é a falar.
Controlo – processo de comparação do atual desempenho da organização com standards previamente estabelecidos, apontando as eventuais ações corretivas.
A organização depende do planeamento efetuado, isto é, dos objetivos e das estratégias definidas, o estilo de direção depende do tipo de organização, o controlo será exercido de forma diferente consoante o estilo de direção. Ou seja, as 4 funções da organização estão intimamente ligadas entre si, influenciando-se mutuamente em todos os sentidos.
Níveis de Gestão
Institucional – gestão caracteriza-se por uma forte componente estratégica, associada, por norma, a ações com implicações a médio e longo prazo (administradores, gestores, conselho de