Diversos
Portfólio N° 01
Atualidades em Gestão e Planejamento de Materiais
Kanban
:: Portfólio
OBJETIVO
Conhecer os fundamentos do sistema kanban.
ORIENTAÇÃO
Desenvolva as atividades com base nas informações contidas no texto.
DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO
O SISTEMA KANBAN
Introdução
Kanban é uma técnica de gestão de materiais e de produção no momento exato ("Just-in-Time"), que é controlado através do movimento do cartão (kanban). O sistema Kanban é um método de "puxar" as necessidades de produtos acabados e, portanto, é oposto aos sistemas de produção tradicionais. É um sistema simples de autocontrole a nível de fábrica, independente de gestões paralelas e controles computacionais.
Origens do Kanban
A indústria de manufatura já há tempo usa cartões de uma forma ou outra, anexados ao material em processo pedidos, cartões, folhas de roteiro, etiquetas de atividade etc. No entanto, estes cartões são usados em sistemas de empurrar, onde o produto é "empurrado" para o centro de trabalho seguinte assim que o centro de trabalho anterior tenha concluído as operações. O Kanban usa o sistema de puxar, onde o produto é mantido no centro de trabalho anterior até que o seguinte fique disponível.
A empresa creditada pelo pioneirismo da idéia do Kanban é a Toyota Motor Company do Japão; ele foi desenvolvido pelo ex-vice-presidente Taüchi Ohno. As idéias de Ohno sobre o Kanban foram inspiradas no supermercado americano, onde as prateleiras eram reabastecidas quando esvaziadas. Como o espaço de cada item era limitado, somente se traziam mais itens quando havia necessidade.
Funções do Kanban
Pela sua característica de puxar a produção, o kanban tem algumas funções especiais:
- aciona o processo de fabricação, apenas quando necessário;
- não permite a produção para estoque com previsões futuras;
- paralisa a linha quando surgem problemas não solucionados;
- permite o controle visual do andamento do processo;
- é acionado pelo próprio