Cultura organizacional
O mundo contemporâneo exige das organizações a prática de mecanismos eficazes no que diz respeito ao alcance dos desafios impostos pela complexidade das suas relações. Hoje,as pessoas têm mais acesso às informações e estão mais atentas aos seus direitos, de maneira que podem interferir de forma dinâmica no modo como as organizações se relacionam com o mercado. Essa realidade faz com que as empresas questionem sua forma de atuação e percebam que precisam focar em inovação, para que possam alcançar os objetivos pretendidos. As empresas precisam estar preparadas para as exigências do mercado competitivo.
CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura organizacional compreende um conjunto de hábitos e costumes da empresa.A cultura organizacional representa o dia-a-dia da organização e o comportamento de seus colaboradores, de maneira que está intimamente ligada aos princípios discutidos anteriormente. O entendimento da missão, da visão e dos valores é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de qualquer organização, e a cultura da empresa precisa estar atrelada a esses princípios.No atual contexto, em que várias transformações têm ocorrido com os avanços tecnológicos e a modernização industrial, a empresa que se preocupa com esses princípios tem mais chance de alcançar seus resultados. Tendo em vista que sempre há metas a serem cumpridas, o corpo de colaboradores terá mecanismos mais eficazes para lançar mão no dia-a-dia da empresa, frente a essas transformações, se a missão, a visão e os valores forem o alicerce da cultura organizacional.
Uma cultura organizacional bem estruturada influencia de forma positiva qualquer colaborador da empresa. Os autores Kilmann, Saxton e Serpa (1985), citados por Carvalho e Ronchi “consideram que a cultura exerce grande influência no comportamento, na missão e nas metas organizacionais que a ela precisam estar alinhados”.
Nesse sentido, o compartilhamento dessa cultura entre os membros da equipe é muito importante