Diversos
Você já parou para pensar sobre do que o chiclete é feito? Se você pensou em petróleo, você acertou! Mas como o petróleo se transforma em chiclete? Há muita química por trás disso, e é o que vamos descobrir agora!
Para compreendermos como é possível transformar petróleo em chiclete, primeiramente temos que entender o que é petróleo e o que é chiclete. O chiclete até meados do século XX, especialmente até a segunda guerra mundial, era produzido a partir do látex extraído das arvores e algumas resinas naturais. Porém após a segunda guerra, as resinas naturais e o látex foram substituídos pelo petróleo, pois o custo da produção do chiclete pelo petróleo era menor que o custo da produção pelo látex e resinas naturais. Basicamente a fabricação do chiclete consiste na adição de açúcar e sabor a goma base ou borracha doce, que é literalmente uma borracha, porem não é vulcanizada como as demais. Já o petróleo, como o próprio nome diz, é um óleo constituído principalmente por hidrocarbonetos, que são substancias que contem carbono e hidrogênio em sua composição. -Os hidrocarbonetos estão muito presentes em nosso dia-a-dia, o octano (C8H18 ) por exemplo, é um dos principais compostos que constituem a gasolina, outro exemplo é o gás de cozinha, que é mesma coisa que gás butano (C4H10 )-. Por ser uma mistura muito complexa, quando refinado, o petróleo da origem a muitos outros materiais, alguns deles usados para se fabricar chiclete.
Com o refino do petróleo, que é basicamente a destilação fracionada deste, extraem-se vários subprodutos como a parafina e as resinas sintéticas, que são importantes na produção do chiclete. Então a parafina e as resinas são compradas das refinarias por indústrias para produzir a goma-base, uma vez que esses derivados do petróleo são os principais na constituição da borracha doce. Responsável pela consistência do chiclete, a goma-base e