Diversos..
Os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos;
O potássio é um macroelemento;
Sendo o principal elemento intracelular, que constitui 5% do conteúdo total de minerais do corpo, e está presente em maior concentração nas células musculares e nervosas.
Outros alimentos como acelga, almeirão, amendoim beterraba, canjica, espinafre entre outros, também são ricos em minerais.
FUNÇÕES
Regulação osmótica e equilíbrio hídrico do organismo.
Sob forma ionizada, concorre para a manutenção do equilíbrio ácido-basico, sendo sinérgico com o sódio, atuando ambos como alcalinos, ao contrario do cloro, que age como ácido.
Exerce papel significativo na atividade dos músculos estriados, face à sua capacidade de aumentar a excitabilidade da célula e inibi-la quando em elevada concentração.
O potássio atua no metabolismo dos glicídios; quando a glicose sanguínea sofre conversão em glicogênio para armazenamento, o potássio também sofre armazenamento com o glicogênio.
O potássio interfere na síntese protéica, sendo necessário para o armazenamento de proteína muscular.
Atua na transmissão nervosa, na tonicidade muscular, na função renal e na contração da musculatura cardíaca.
Os minerais sofrem absorção no intestino delgado rapidamente.
Hormônios como epinefrina, insulina e aldosterona, são responsáveis por manter os níveis séricos deste mineral, em torno de 16 a 22 mg/dL e, também por aumentar sua captação para o músculo esquelético, fígado, ossos e glóbulos vermelhos
Passando para o sangue, é levado aos tecidos, sofrendo intercâmbio com o potássio dos músculos e com o do fígado. O potássio circula no sangue e no plasma, especialmente nas hemácias, que são ricas em potássio. O sistema de transporte do potássio ativo é mantido em alto grau da membrana plasmática.
EXCREÇÃO
A principal via de excreção do potássio, é a via renal, regulada pelo balanço acido-básico, ingestão de sódio, volume