resenha critica sobre o caderno do mathema
Começo minha analise, citando um dos maiores problemas encontrados por muitos educadores dos dias de hoje, que é a falta de interesse dos nossos alunos, a cada dia que passa encontramos em sala de aula, alunos dispersos, sem motivação e que estão de corpo presente, mas sem propósito nenhum. O desafio maior do educador é conseguir despertar a atenção desses jovens, e já temos prova que apenas o uso do método tradicional não é suficiente para se ter êxito.
Sabemos que o uso de jogos em sala de aula não é algo novo, sabemos também que esse tipo de material encanta crianças e adultos e que seu potencial de ensino e aprendizagem é enorme, contudo vale salientar que para se obter sucesso é preciso um estudo para a escolha certa do jogo, como explorá-lo em sala de aula e quais serão as finalidades desse jogo no ensino de matemática.
Uma citação do autor que diz “Em se tratando de aulas de matemática, o uso de jogos implica uma mudança significativa nos processos de ensino, o qual muitas vezes tem no livro e em exercícios padronizados seu principal recurso didático” retrata o modelo da educação atual, pois a carga de conteúdos matemáticos é enorme e de alguma forma deve ser passada aos alunos até o fim do período letivo. É nessa hora que os jogos podem se tornar aliados do professor na busca pela aprendizagem de seus educandos.
Ao estudar o Caderno do Mathema Jogos de Matemática de 1° ao 5° ano, notasse que o autor não se preocupou apenas em citar jogos para que os professores tivessem uma fonte de pesquisa, a finalidade do caderno é incentivar os professores a explorar essa ferramenta muito importante para o ensino que é o jogo didático, pois quando bem explorado o educador consegue ficar mais próximos de seus alunos, a aula fica dinâmica diferentes das aulas tradicionais e alem disso os alunos terão mais facilidade de desenvolver habilidades importantes na resolução de problemas e em situações que precisem de raciocínio lógico, isso é possível conseguir,