Diversos
WEINSTEIN, B.: Experiência de pesquisa em uma região periférica: a Amazônia.
História, Ciências, Saúde Manguinhos,
Rio de Janeiro, vol. 9(2):261-72, maio-ago. 2002.
Experiência de pesquisa em uma região periférica: a
Amazônia
A research experience in a peripheral region: the Amazon
Este artigo é um depoimento a respeito de uma pesquisa em história social, mais tarde transformada em livro, realizada na década de 1980, na
Amazônia. O objeto de estudo era o ciclo da borracha, com ênfase nas relações de produção estabelecidas entre seringueiros, aviadores e
barões da borracha. A metodologia empregada utilizou como fonte principal diversos arquivos, entre eles revistas, jornais e outras publicações da época, assim como a análise de documentos depositados em cartórios de Belém. O projeto inseria-se no quadro teórico da discussão sobre a validade explicativa da teoria da dependência.
O artigo aponta para algumas limitações da abordagem então adotada, sem contudo desdenhar o significado que o estudo assumiu no levantamento de questões relativas à resistência dos seringueiros com relação à exploração de seu trabalho e à existência de correntes de opinião contraditórias entre a própria elite da borracha.
PALAVRAS-CHAVE: história do Brasil, Amazônia, ciclo da borracha, história social, pesquisa historiográfica. WEINSTEIN, B.: A research experience in a peripheral region: the Amazon.
História, Ciências, Saúde Manguinhos,
Rio de Janeiro, vol. 9(2):261-72, May-Aug. 2002.
This article, which has been turned into a book, is the narration of a social history research work taken place in the Amazon region in the 1980s.
The research studied the rubber cycle, emphasizing the relations among rubber workers, airplane pilots and the so-called rubber barons.
The main sources of information used in the study come from magazines, newspapers and other publications from that period of time, as well as