diversos
Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. A busca pela força física e a beleza dos corpos cada vez mais vem extrapolando os limites das academias, dos clubes esportivos e dos exercícios físicos. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. Há alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Hoje em dia são bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas. As pessoas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca de um corpo sarado, redução da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes. Os anabolizantes podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares.
Muitos desavisados, na ânsia de conquistar um corpo perfeito, acabam buscando nos esteroides e anabolizantes uma alternativa para obter resultados mais rápidos. Eles não compreendem os enormes riscos que correm por usar fórmulas derivadas de hormônios sem nenhum tipo de indicação clínica.
Nos dias de hoje, vemos o uso indiscriminado dos anabolizantes com a finalidade de secar e trincar algumas partes do corpo de homens, mulheres e adolescentes, em diversas faixas etárias, mas o estímulo exagerado que essas substâncias causam nos receptores de determinadas células levam a efeitos secundários desastrosos.
Estes produtos são recomendados para aqueles que apresentam um quadro de deficiência deste hormônio, reposição muscular após rompimento de tendões, dentre outros casos sob aval médico. Entretanto, seu uso tem sido feito sem prescrição e de forma contínua. Assim, podem provocar nestes indivíduos uma gama de complicações
Uma parte dos efeitos colaterais dos anabolizantes são reversíveis, mas não se sabe até que ponto. Em muitos casos, o nível de comprometimentos das funções é tão grande que não há opção de cura. Várias pessoas já morreram por causa do uso indiscriminado