Multímetro
Utilizar um Multímetro Digital para medir a tensão elétrica das pilhas, a resistência elétrica de resistores e observar a intensidade da corrente elétrica fornecida por uma Fonte.
2. INTRODUÇÃO
Nesse experimento veremos o que é um multímetro e uma fonte em termos da física e conhecer suas utilidades. Para isso, serão realizados dois procedimentos utilizando o multímetro digital. Primeiro a determinação da tensão elétrica de três pilhas e, o segundo determinar a resistência elétrica de dois tipos diferentes de resistores. Também se realizou um experimento utilizando a fonte para observar a intensidade de uma lâmpada e suas variações de acordo com as alterações no manuseio da mesma. Para melhor compreensão dos procedimentos, é necessário definir algumas grandezas utilizadas durante a prática.
A tensão elétrica (V) é definida como a diferença de potencial (ddp) entre dois pontos, ou, quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. Existem dois tipos de tensão. A tensão contínua é aquela que não muda a polaridade de acordo com o tempo, e a alternada é a que não muda a polaridade de acordo com o tempo. O experimento realizado utilizou-se da tensão contínua. Sua unidade no S.I é dada em V (volt).
Definida como carga elétrica em movimento, a corrente elétrica só é existente onde há diferença de potencial, ou seja, tensão, entre os mesmos dois pontos. O movimento da corrente elétrica é produzido por dispositivos, que são chamados de geradores (responsáveis por criar a ddp).
Assim como a tensão, a corrente elétrica (I) possui dois tipos, a contínua (possui intensidade e sentido constantes, normalmente geradas por pilhas e baterias) e a alternada (possui intensidade e sentido oscilante, produzida em usinas hidrelétricas). Sua unidade de medida no S.I é dada em A (ampère).
A grandeza física resistência elétrica (R) é uma constante associada a cada tipo de material que expressa em termos simples de compreensão “a dificuldade de certo tipo de