Fonética
Sistema Fonológico – É o inventário de sons que ocorre na linguagem e as regras para combinar os sons em unidades significativas.
Fonética – É o estudo da fisiologia ou produção motora dos sons da fala e sua produção acústica. O conhecimento fonológico de uma língua inclui conhecer as regras para combinar os fonemas desta língua. Além dessas regras segmentais, há regras fonológicas governando o uso de características suprassegmentais como tom, acentuação e duração de vogais e consoantes.
Morfologia
Lida com estrutura interna e formação de palavras. O morfema é a menor unidade significativa de uma língua. Ele pode ser uma palavra real (morfema livre) ou uma das diversas partes de uma palavra (morfemas ligados). Exemplo: prefixos ou sufixos.
Sintaxe
Refere-se à estrutura das frases. Regras pelas quais palavras podem ser combinadas em frases gramaticalmente aceitáveis. Palavras podem ser agrupadas em categorias lexicais principais, classe aberta (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios); e categorias lexicais secundárias, classe fechada (pronomes, verbos, auxiliares, artigos, conjunções e preposições).
As classes gramaticais são organizadas para desempenharem funções sintáticas - sintagma nominal (SN); sintagma verbal (SV) e sintagma preposicional (SP). O conhecimento sintático reflete-se na capacidade do falante/ouvinte de reconhecer frases que são estruturalmente ambíguas e sentenças que possuem o mesmo significado.
Semântica
As regras semânticas servem para definir os significados de morfemas, palavras e frases, indivíduos e sentenças. Reconhecimento de palavras e sentenças ambíguas, anômalas (sem sentido), paráfrases (sinônimos), etc., características semânticas que as palavras compartilham. Decompondo as palavras em traços é possível agrupá-las em diferentes categorias semânticas. Exemplo: mãe (pai, filho), mulher (menina), mãe (tia, avó).
Pragmática
É o desempenho ou uso da linguagem. Conhecimento