diversos
diferenciar os conceitos entre dados, informações e conhecimento; compreender os tipos de conhecimento que compõem a teoria da criação do conhecimento organizacional.
Passo 1: Leia o artigo a seguir, até a página 175:
LIRA, Waleska Silveira et al . A busca e o uso da informação nas organizações. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 13, n. 1, Abr. 2008. Disponível em: . Acesso em: 11 Mar. 2014. Se preferir, clique aqui.
Passo 2: Responda às questões a seguir:
Nas páginas 170 a 175 do artigo, os autores apresentam a evolução dos conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre informação e conhecimento.
Na página 171, os autores citam que “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação.
A alavanca que impulsiona a criação do conhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional. A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento. Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.
A partir das explicações dos autores e levando em conta os conhecimentos adquiridos na disciplina até o momento, cite quais são os quatro processos que compõem o modelo de criação do conhecimento, proposto por Takeuchi e Nonaka (2008). Identifique no seu cotidiano um exemplo de cada um desses processos no ambiente organizacional.
Importante: Elabore, além das respostas, Introdução e Conclusão da atividade, bem como o registro das referências bibliográficas utilizadas.
Dica: Para a estruturação da atividade, utilize o template disponibilizado: clique aqui.
Passo 3: Poste a atividade para avaliação do