diversos
Deve-se, então, no caso de pagamento parcelado, calcular o valor das prestações, de modo que, ao final, o saldo devedor seja reduzido à zero. Criaram-se, assim, diversos sistemas de amortização do capital, dentre os quais a tabela price.
Utilizando-se a tabela price, chega-se, através de uma fórmula matemática, a um valor atribuído às prestações, as quais, incluindo juros e amortização do principal, serão fixas durante toda a contratualidade.
Tabela Price – É um método usado em amortização de empréstimo cuja principal característica é apresentar prestações (ou parcelas) iguais. O método foi apresentado em 1771 por Richard Price em sua obra "Observações sobre Pagamentos Remissivos" (em inglês: Observations on Reversionary Payments). Método foi idealizado pelo seu autor para pensões e aposentadorias. No entanto, foi a partir da 2ª revolução industrial que sua metodologia de cálculo foi aproveitada para cálculos de amortização de empréstimo.
O grande mérito do sistema price é que as prestações têm valor uniforme desde o início até o fim da contratualidade
O Calculo:
O processo de cálculo da Tabela Price é o regime de juros compostos para calcular o valor das parcelas de um empréstimo e, dessa parcela, qual é a proporção relativa aos pagamentos dos juros e a amortização do valor emprestado.
A cada mês a partir do primeiro deve-se calcular o saldo devedor pelo seguinte processo:
A Tabela Price pode, na verdade, ser aplicada com qualquer taxa pactuada entre as partes. A tabela não é necessariamente elaborada para prestações mensais, podendo ser acordados pagamentos bimensais, semestrais, ou até mesmo anuais.
Os juros