Drogas ansioliticas
Dandos básicos de Avaliação
Indicação; as drogas ansiolíticas são também denominadas tranquilizante menores. Elas são usadas no tratamento de distubios ansiosos, sintomas de ansiedade, abstinência alcoólica aguda, espasmos musculares esqueléticos, distúrbio convulsivos, estados de mal epiléptico e sedação pré-operatoria. Seu uso e sua eficácia por períodos superiores a 4 meses não forma avaliados.
Ação; as drogas ansiolíticas deprimem níveis de subcorticais do SNC, especialment o sistema límbico e a formação reticular. Elas podem potenciar os efeitos do potente neurotransmissor inibidor acido gama-aminobutirico (GABA) no cérebro, produzindo assim um efeito calmante. Todos os níveis de depressão do SNC podem ser afetados, da sedação leve a hipnose e ao coma.
Contra-indicação/precauções. As drogas ansiolíticas são contra-indicadas em indivíduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer drogas da classe (sito é, ansiolíticas) ou grupo (p. ex, benzodiazepnicos). Elas não devem se tomadas em combinação a outros depressores do SNC e são conta-indicadas na gravidez e amamentação, glaucoma de ângulo estreito, choque e coma.
Orientações aos pacientes e familiares
Podem ocorrer sonolência ou tonteiras,portanto, não poderá operar maquinas perigosas ou dirigir. Não deve consumir outros depressores do SNC incluindo álcool. Relatar ao medico sintomas de garganta inflamada, febre, mal-estar, contusões frequentes, sangramentos fora do comum ou inquietação motora.
Antidepressivos
É indicado no tratamento do distúrbio distimico, depressão maior com melancolia ou sintomas psicóticos, depressão associada a doenças orgânicas, alcoolismo, esquizofrenia ou retardo mental; fase depressiva do distúrbio bipolar; é depressão acompanhada de ansiedade. Eleva o humor e aliviam sintomas de depressão moderada a grave.
Ação; aumentando a concentração de norepinefrina, serotonina e/ou dopamina no organismo. Isto é feito no cérebro pelo bloqueio de recaptação desse