diversos
EFICIENCIA NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DA ESCOLA
“ETEC João Gomes de Araújo”
RESUMO
Apresenta-se neste artigo resultados obtidos em projeto de Eficiência Energética Elétrica na escola “ETEC João Gomes de Araújo” que teve como objetivo o re-projetode instalação de luminárias, reatores e lâmpadas fluorescentes eficientes no térreo de seu prédio A. A filosofia do trabalho baseou-se na manutenção das iluminâncias dos locais dentro dos níveis aceitáveis prescritos na norma NBR 5413 da ABNT.
Através de uma analise dos atuais tipos de iluminarias, lâmpadas e reatores, foi realizado um projeto prevendo a diminuição do numero desses mesmos, obtendo um maior desempenho em eficiência energética, e consequentemente devido as alterações, tornando os gastos muito menores em relação ao sistema de iluminação atual.
O nível de satisfação dos usuários pode ser facilmente percebido se comparando os possíveis resultados finais em relação ao sistema atual, gerando um maior conforto , e inclusive, produtividade em certos tipos de serviço. O projeto foi baseado através de analises tarifarias de preços de energia, e na questão da iluminância e suas eficiências, utilizamos a ferramenta “lumisoft” para uma idéia mais precisa possível dos resultados objetivados.
INTRODUÇÃO
Um dos grandes responsáveis pelo consumo de energia elétrica em instalações elétricas industriais, comerciais, residências tem sido a iluminação elétrica. No esforço para reduzir o consumo de energia elétrica em iluminação fluorescente desenvolveu-se luminárias com refletores em alumínio anodizado espelhado, lâmpadas fluorescentes tubulares eficientes e reatores eletrônicos de baixas perdas e de alto fator de potência. Atualmente o consumo de energia elétrica em iluminação fluorescente é, em média, mais do que 20% menor, para um mesmo valor de iluminância, do que o consumo de alguns anos atrás. Comparando-se o consumo de lâmpadas