filosofando: introdução a filosofia/ maria lucia arruda
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE
PROFESSORA: CLINAURA MARIA DE LIMA
RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA
ANA MARIA LUCIA DE LIMA
Brasília-DF, 03 de outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
Trabalho proposto pela professora de psicomotricidade, Clinaura Maria de Lima, no qual devemos analisar um criança, fictícia ou não, de 6 a 10 anos que possui alguma problema psicomotor e, posteriormente, fazer uma proposta de intervenção.
Para este trabalho, foi analisada uma criança fictícia da idade de 7 anos, apresentando distúrbios de lateralidade, e noção de espaço e coordenação motora. Num período de 2 encontros para a sondagem e diagnóstico, seguido de 3 momentos para a intervenção e análise de resultados.
SONDAGEM
1° ENCONTRO
A criança, depois de se sentir a vontade, começou a brincar com quebra-cabeça próprio para a idade. Fez perguntas a respeito da montagem do brinquedo e quando terminou de montá-lo, demonstrou interesse pela figura montada, o que foi motivo para uma história.
Contudo, precisou de ajuda para encaixar as peças na posição correta e compreender que era necessário virar as peças às vezes para um melhor encaixe.
2° ENCONTRO
A criança em questão foi estimulada a contar sobre seu dia a dia e se possui dificuldades para fazer alguma atividade. O que foi respondido com dificuldades de comer sem derrubar comida ou jogá-la para fora do prato, escrita fora da linha, sem perfeição nas curvas das letras, etc.
DIAGNÓSTICO
A criança analisada foi diagnosticada com distúrbio na lateralidade e na noção de espaço-temporal, além da coordenação motora comprometida por não adquirir habilidades próprias da sua idade.
INTERVENÇÃO
1° MOMENTO
Fazer a prática, utilizando objetos que possam ser empilhados, como os blocos de montar e construir (brinquedos pedagógicos), com o intuito de desenvolver a habilidade motora e equilíbrio na força e controle dos movimentos das mãos.
2°