Diversos
O objetivo deste trabalho é demonstrar de forma clara e objetiva o estudo para desenvolvimento e implantação do modal de transporte propício para uma organização industrial, do seguimento de alimentos (laticínios), buscando um bom resultado, considerando os impactos logísticos na implantação do modal.
INTRODUÇÃO
Atualmente, em um mercado competitivo as empresas buscam a todo o tempo maneiras de sobreviver e também de se diferenciar e oferecer melhores produtos e/ou serviços. Ao longo deste iremos apresentar uma proposta profissional para uma tomada de decisão, quanto ao melhor modal de transporte, a ser aplicado pela organização na situação atual em que se encontra. Sendo, que para a implantação do modal de transporte, iremos analisar os custos logísticos, os modais de transportes e o marketing.
Custos Logísticos
A atividade de transporte representa um dos elementos mais importantes na composição do custo logísticos. Para termos uma noção, em algumas nações, os gastos com fretes costumam absorver 60% do gasto logístico total, e entre 9% e 10% do produto nacional bruto.
Se analisarmos friamente, o fato é que de montante a jusante, cada um dos participantes da cadeia logística, vão acumulando custos com matérias, mão de obra, transportes, armazenagens, e processamento entre outros. Desta forma podemos afirmar que quanto mais próximo o produto estiver do consumidor final, maiores serão os custos adicionados, sendo que no fim da cadeia, estes custos logísticos podem representar de 10 a 30% do custo total dos produtos acabados.
Para obter o custo ideal no transporte, os sistemas de custeio logísticos devem permitir a simulação de diferentes cenários, de forma a facilitar o processo de tomada de decisão, em questão de natureza operacional e estratégica.
Geopolítica de Transportes
Ocupando uma área de mais de 8.511.965 km, o território brasileiro possui uma equivalência de 47,7% de todo o continente sul-americano,