diversos
Curso: Teologia
Disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa [A] (1º semestre)
Professora: Terezinha Bazé de Lima
Aluno(a): Nilza Araújo RG: 3231771
Resenha Crítica do texto do livro “QUEM ME ROUBOU DE MIM? O SEQÜESTRO DA SUBJETIVIDADE E O DESAFIO DE SER PESSOA” Resenha do capítulo 12:
Fábio José de Melo Silva ou simplesmente, Padre Fábio de Melo. Sacerdote católico, cantor, compositor, escritor e professor universitário. Nascido em Formigas, MG, em três de abril de 1971. Escreveu este livro em 2008, pela editora Canção Nova, sendo este seu terceiro livro. Por meio deste, ele realizou um trabalho de evangelização, usando um discurso de autoajuda e religioso, assim trazendo conforto aos leitores.
“RELAÇÕES QUE SEQÜESTRAM”
Uma pessoa priva-se de ser ela mesma se alguém a sequestra numa relação, como consequência deixa de dispor-se de si mesma e também de dispor-se aos outros.
Nos dois casos, comete-se um grande erro, se não der um passo em direção ao outro, crê-se então que alem de si, só existem as suas próprias experiências (solipsismo). Nesta solidão não poderá crescer, o outro pode ter o poder nos mostrar os nossos limites.
Enfim, usando as próprias palavras de Fábio de Melo, “a conjugação de nós sem que antes tenha ocorrido a disposição do eu, caracteriza como forma de comunitarismo infértil. A qualidade da vida social, está diretamente relacionada a qualidade das pessoas de suas articulações particulares.” Um relacionamento saudável, parte do seguinte principio: devemos compartilhar momentos com as pessoas que nos cercam, mas não podemos nos anular por conta deste relacionamento. Gostos particulares e pessoais, como ir ao salão no sábado cuidar próprias coisas, um momento para ler a bíblia, por exemplo, sem ser egoísta, permitindo que, ao mesmo tempo, o outro possa ter suas particularidades. Em um relacionamento que ser livre, significa, a adição de boas coisas.