animais do jardim
1-A joaninha, toda pintada, é personagem de muitas histórias mas ali no jardim ganha vida!
Na verdade, elas ajudam muito na cadeia alimentar e protegem o jardim, pois comem insetos nocivos às plantas, como os pulgões, chegando a comer 3.000 deles durante sua vida, que não é muito longa e dura, no máximo, 9 meses. A primavera é a época do acasalamento e os pulgões costumam por até 300 ovos, dependendo da espécie. Já pensou então quantas joaninhas podemos encontrar em um jardim?
De repente, você ouve um som contínuo, persistente... É o cricrilar do grilo... Isso mesmo, o som característico do grilo chama a atenção em qualquer lugar que você esteja. Outra característica desse inseto é a força nas patas traseiras que lhe permite dar saltos bem altos. Alimenta-se, basicamente, de folhas e grama. Por isso, quando chegam aos bandos nas plantações, fazem um grande estrago. A postura de ovos ocorre no outono e os novos grilinhos começam a aparecer na primavera. Graças à sua cor, que se confunde com a folhagem, consegue se esconder de seus predadores... Muito espertinho, não?
2-Que graça é o caracol deslizando nas folhas... Ele carrega sua casa, que é uma concha, para todo lugar e ao rastejar deixa um muco viscoso que, na verdade, ajuda a deslizar na superfície. Nas pontas de seu par de antenas maiores, há olhos e suas duas antenas menores têm função dupla, servindo como mão e nariz. Seu alimento predileto são os vegetais, principalmente os que têm muita água, como o chuchu e a alface. O caracol é hermafrodita, ou seja, possui órgão reprodutor masculino e feminino no mesmo organismo, mas a fecundação é cruzada, e isto quer dizer que é preciso de dois caracóis para a postura de ovos, sendo que os dois “trocam” seus ovos, portanto, os dois ficam “grávidos”!
3-Quem é o animal que tem 100 patas??? Se você falou centopeia, acertou! Só que, na verdade, ela tem muito mais de 100 patas... É só fazer as contas: ela pode ter até 80 segmentos e