Diversos
Aristóteles dedicou sua vida ao estudo da filosofia tendo como fundamentação princípios e bases em diferentes aspectos. Tomamos como exemplos pensamentos da filosofia aristotélica que são bases para ética e a moral nos dias de hoje.
A filosofia de Aristóteles se dividia em diferentes pontos de estudo, tal como a psicologia onde acreditava que a alma era a forma primordial do corpo que possuía vida em grande potencia, já o intelecto porem não apresenta relação com o corpo sua atividade vai além dele.
Atualmente, o modo de pensar e produzir deve muito a Aristóteles. Foi ele o criador da ciência que ficou conhecido como logica, sua importância no campo da educação também é grande, mas não de forma direta. Se tratando de politica e ética com base nas palavras dele, os dois tinham como objetivos obter virtude, ele afirmava que o proposito da vida humana é a obtenção de como ele definia vida boa. Ou seja, para Aristóteles ser feliz e ser útil à comunidade eram dois objetivos interligados, ambos estavam presentes na atividade publica.
É suspeito falar que a educação era formação do caráter do aluno. Um dos fundamentos do filosofo é que todas as coisas possuem uma finalidade. De acordo com isso, segundo Aristóteles, é isso que leva todos os seres vivos a se desenvolver de um estado de imperfeição a outro de perfeição. Nem todos os seres atingem ou têm chances de cumprir o ciclo por completo. Por ter capacidades múltiplas, o ser humano só será feliz e contribuirá para o mundo se desfrutar das condições necessárias para aperfeiçoar o seu talento. Em geral, a educação, a organização social e politica, tem o compromisso de dar essas condições.
Para Aristóteles, o mundo que percebemos é suficiente, e nele a perfeição está a competência de todos os homens. Aristoteles criou o sistema que ficou conhecido como silogismo ele consiste em três preposições : duas premissas e uma conclusão, que para ser aceita, decorre das duas