diversos
O processo de planejar tem uma grande importância para as organizações no desafio de alcançar os objetivos, trazer inovações no atual cenário de mercado, para isso é necessário que a empresa se adéqüe ao planejamento, seja ele estratégico, tático ou operacional. Na pesquisa, pretende-se explicar como funciona cada um dos planejamentos citados e também apresentar opiniões de autores em relação às mudanças que ocorrem no mundo dos negócios e a visão sobre o futuro. Será abordado também um projeto social, onde se pretende arrecadar doações para uma instituição de idosos sem fins lucrativos.
Etapa 1: Processo administrativo: Planejamento da ação empresarial
Carlos Escóssia, 2010 - expõe que o planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, traçando uma estratégia inicial e é utilizado para atingir objetivos pré-estabelecidos em menor tempo e custo.
Para tudo em nossas vidas é necessário planejar e nas organizações não poderia ser diferente. Estas não agem sob improviso e todo o planejamento deve ser sem erros a fim de evitar retrabalho e gastos desnecessários atingindo seu objetivo com eficiência e eficácia.
O autor citado ainda define que o planejamento tem três níveis, são eles:
Planejamento Estratégico:
É um processo gerencial que formula as ações e os objetivos da organização. Visualiza a instituição, envolve toda a organização em um sistema único e aberto, busca a flexibilidade de seus objetivos e traz crescimento organizacional que visa à expectativa da organização, onde prevê o futuro da empresa. Define a relação entre a organização e o ambiente interno e externo. É de longo prazo e é elaborado pela diretoria, presidente e vice-presidente.
Planejamento Tático:
São articuladas ações em áreas especificas, buscando aperfeiçoar o desempenho da equipe e atingir o objetivo final. É realizado a nível intermediário, fragmentando os objetivos da organização em objetivos departamentais. É de médio prazo,