Diversos
Com a necessidade de, por um lado, suportar os requisitos e funcionalidade das novas áreas de aplicações e, por outro, de fornecer aos utilizadores melhores ferramentas de manipulação da informação, criaram-se as condições para o desenvolvimento dos modelos de base de dados.
Este trabalho apresenta um estudo sobre as principais características da Base de dados, resultando no desenvolvimento de um sistema de gestão escolar aplicado a uma escola de ensino fundamental. No decorrer do trabalho é apresentado a base de dados, suas ferramentas de desenvolvimento e manutenção, seu suporte a objectos e a integração com outras tecnologias. Para demonstrar este estudo, foi desenvolvido um protótipo de um sistema gestão de base de dados de uma instituição de ensino superior.
Entretanto, antes de desenvolver temos a dizer que o trabalho é composto por 5 partes, onde a 1ª parte fez-se a introdução, as motivações e a escolha do tema, a problemática, as hipóteses, objectivos, métodos e caracterização da área de estuda; a segunda parte que é o capítulo nº 1 – refere-se a fundamentação teórica; Capítulo nº 2 abordou-se sobre as Bases de Dados e SGBDs; No capítulo nº 3 falou-se da Constituição da aplicação; Capítulo nº 4 trata-se da demonstração do projecto o quinto e última parte trata-se da conclusão, sugestões e referências bibliográficas.
Palavra chave: Base de Dados, Instituição, Superior.
INTRODUÇÃO
As tecnologias de informação pelas organizações são hoje uma realidade indiscutível. A sua utilização tornou-se de tal forma imprescindível que, no momento actual, e cada vez mais, se torna impensável conceber a sociedade em que vivemos sem o recurso às tecnologias de informação. Para este facto contribuiu, de forma decisiva, uma tecnologia que, apesar de recente, veio revolucionar o desenvolvimento e a exploração de sistemas informáticos nas organizações. Trata-se da tecnologia de bases de dados. Bases de dados são ficheiros