Diversos
Caetité, 24 De Abril De 2013.
Professora: Aparecida Cabral.
Disciplina: Introdução à Psicopedagogia.
Aluno (a): Taiana Maria Teixeira Rocha.
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA:
CAETITÉ – BA
2013
BOSSA (1994), a Psicopedagogia nasce com o objetivo de atender a demanda – dificuldades de aprendizagem.
A psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem.
Para Kiguel, ”o objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: Seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência de meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento” (1991, p.24).
O principal objetivo de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: Seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
A Psicopedagogia vem atuando em diversas instituições organizadas (escolas, clínicas, empresas, ONGs, hospitais, etc.), sendo seu papel acompanhar a aprendizagem sistêmica e assistência, analisando os fatores que a Psicopedagogia preocupa-se em entender o “fenômeno” da aprendizagem. O psicopedagogo torna-se um profissional indicado para atuar neste meio: assessorando e esclarecendo dúvidas sobre os diversos aspectos pertencentes a este processo. Ocupa-se da aprendizagem humana que adveio de uma demanda – O problema de aprendizagem, colocado num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia - e evolui devido à existência de recursos, ainda que embrionários, para entender a essa demanda, constituindo – se assim, numa prática. Segundo BOSSA, 2000, p.21
Como se preocupa com o problema de aprendizagem humana: Como se aprende, como essa aprendizagem varia evolutivamente esta