diversos
Um sistema de informação computadorizado é composto de: hardware, software, telecomunicações, banco de dados, pessoas e procedimentos. Esses são configurados para coletar, manipular, armazenar, e processar dados e informação.
Também é conhecido como a infraestrutura tecnológica de uma empresa.
HARDWARE: Consiste no equipamento de computador usado para executar as atividades de entrada, de processamento e de saída. Os dispositivos de entrada abrangem teclados, dispositivos de scanner automáticos, equipamentos de leitura de caracteres em, tinta magnética, entre outros.
Os dispositivos de processamento compreendem a unidade de processamento central (CPU) e a memória principal. Os dispositivos de saída incluem dispositivos de armazenamento secundário, impressoras e monitores.
SOFTWARE: É o programa para computador que possibilita a operação do equipamento. Esses programas viabilizam o processamento de uma folha de pagamento, o envio de fatura aos clientes e o fornecimento de informações para a Administração sobre: rentabilidade, custos, serviços ao consumidor.
Existem dois tipos básicos de software: 1) software de sistemas (que controla as operações básicas como ligar e imprimir; 2) software aplicativo (que viabiliza a realização de tarefas específicas como processamento de texto ou tabulação de números). Ex. Excel, Word, Access, etc.
BANCO DE DADOS: Um banco de dados é uma coleção organizada de fatos e informações. Um banco de dados de uma empresa pode conter fatos e informações sobre clientes, empregados, estoque, vendas da concorrência, entre outros. Alguns Administradores consideram um banco de dados como uma das mais valiosas e importantes parte de um sistema de informação computadorizado.
TELECOMUNICAÇÕES, REDES E A INTERNET. – Telecomunicações são as transmissões eletrônicas de sinais para comunicações que proporcionam a ligação dos sistemas de computadores e seus equipamentos a um prédio, a um país ou ao mundo