diversos
A vigorexia, assim como a anorexia e a bulimia, também decorre de uma autoimagem distorcida. O indivíduo se excede na quantidade e na intensidade de exercícios físicos, de tal maneira, que não dá ao corpo o tempo necessário para que este se recupere.
A vigorexia também é denominada de Síndrome de Adônis. Adônis é um personagem da mitologia grega, um jovem de grande beleza disputado pelas deusas Afrodite e Perséfone. O complexo de Adônis é caracterizado por uma obsessão, de jovens e adultos do sexo masculino, em manter o corpo perfeito.
Para atingir a perfeição, os jovens fazem o uso de anabolizantes que são substâncias tomadas pela via oral ou de forma injetável. Os anabolizantes geralmente derivam de um hormônio masculino muito conhecido: a testosterona. Estimulam o desenvolvimento muscular e ósseo, acentuam o apetite e a força. Quando administrados com fins indevidos, podem elevar a taxa de colesterol, aumentar a pressão sanguínea, provocar o surgimento de acne e até mesmo modificar a morfologia do coração.
Como dissemos, o vigoréxico é alguém que tem um problema na autoimagem. Ao olhar-se no espelho, não vê alguém forte, grande, ainda que já tenha obtido músculos imensos por todo o corpo. Quando solicitado a fazer uma auto-descrição, define-se como uma pessoa fraca, pequena. É exatamente isto que gera um transtorno em seu comportamento, já que a partir daí, ele irá buscar meios para alcançar essa força e grandeza.
O vigoréxico acaba por afastar-se de seus compromissos sociais, já que sua agenda torna-se