diversos
A suinocultura é uma atividade de grande importância para a economia brasileira, pois gera emprego e renda para cerca de 2 milhões de propriedades rurais. O setor fatura mais de R$ 12 bilhões por ano.
Atualmente é de grande importância que as atividades tenham preocupação com o meio ambiente, assim o Sistema de Tratamento de
Efluentes da Suinocultura (Sis trate) é uma das maneiras de fazer da suinocultura uma atividade ambientalmente correta.
O sistema tem como objetivo gerar um produto livre de poluição e limpo, integrando várias fases do tratamento de dejetos. Sua base está no tratamento de nitrogênio e fósforo desses resíduos, podendo ser acoplados aos biodigestores. Com o Sis trates é feito o controle da poluição do ar, dosolo e da água. É possível também produzir biogás, reutilizar a água nas granjas e diminuir a área necessária para a criação dos porcos.
O Sis trates é recomendado para granjas tecnificadas de produção de leitões, com mais de três mil matrizes, ou para produtores que tenham problemas na aplicação dos dejetos. Além de beneficiar cooperativas, agroindústrias, produtores e empreendedores do setor de gás e energia, que produzem biogás a partir de biomassa.
Sis Trate
O Sis trates é uma das maneiras de fazer da suinocultura uma atividade ambientalmente correta, O Sis trates é recomendado para granjas tecnificadas de produção de leitões, com mais de três mil matrizes, ou para produtores que tenham problemas na aplicação dos dejetos IV - PROBLEMA DE PESQUISA
A suinocultura é reconhecidamente uma atividade de grande potencial poluidor, por produzir grandes quantidades de resíduos orgânicos. Os dejetos, quando não tratados, são lançados no solo e nos mananciais podendo causar desequilíbrios ambientais, como, por exemplo, trazer problemas de saúde às pessoas e animais. Alternativas que minimizem tais impactos são bem vindas em tempos onde a sustentabilidade norteia a maioria dos empreendimentos.
V –