Diversos
O objetivo de todo empresário é ter lucro, ganhar cada vez mais dinheiro vendendo os produtos/serviços que a sua empresa oferece.
Mas, para se ter lucro e aumentar cada vez mais suas vendas é necessário analisar um fator muito importante : o preço de venda do produto ou serviço que a empresa vai oferecer aos clientes.
Para isso, é muito importante analisar o público que a empresa quer atingir, qual é a renda média desse público e quanto eles estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço que a empresa oferece. O cliente deve ter a capacidade de entender o preço do produto e a empresa deve ofertar seu produto/serviço de acordo com a renda de seu público alvo.
Analisar a concorrência e observar os preços que os concorrentes ofertam aos consumidores o mesmo produto ou serviço que sua empresa oferece é estratégico para a competitividade do mercado atual.
Para o gestor da empresa definir qual é o preço de venda de seu produto/serviço, deve levar em conta todos os custos diretos e indiretos envolvidos para aquisição desse produto ou para a realização desse serviço. O gestor da empresa tem que ter a ciência que o produto vendido “se paga” e ainda proporciona lucro , afinal, a lucratividade é o objetivo de qualquer empresa, e a gestão financeira dentro da empresa pode determinar a “glória” ou a “mortalidade” da mesma.
O gestor da empresa deve ter domínio das informações internas e externas para compor o preço de venda de seu produto/serviço que ofertará aos clientes. O preço de venda reflete todo um planejamento, pois para estabelecer o custo final de venda do produto que a empresa está ofertando, ela deve considerar os seguintes custos que teve para adquirir determinado produto ou realizar determinado serviço : considerar os valores diretos , ou seja , o custo real da mercadoria (ou matéria prima) . No nosso caso, como prestadores de serviços, devemos analisar o custo de mão de obra direta envolvida na