diversos
O trabalho desempenhado em equipe é um modelo de trabalho conjunto, que enfrenta o modo independente e solitário com que os profissionais de saúde e enfermagem usualmente realizam seu trabalho diário nos serviços de saúde.
O compreendimento de equipe faz menção a situação de trabalho, pois de acordo com seu significado, “equipe” está interligado a execução de uma tarefa ou trabalho dividido entre vários integrantes que tem nessa tarefa ou trabalho, um objetivo comum á alcançar. Neste sentido, não se usa os termos “equipe de pacientes”, “equipe de condôminos”, entre outros.
Foi no ano1950, nos Estados Unidos, que surgiu na enfermagem a proposta de trabalho em equipe, isso ocorreu através de experiências realizadas na universidade de Colúmbia “ Teacher´s college”, que preconizava a organização do serviço de enfermagem com base no trabalho em equipe, que estava sob coordenação de Eleonor Lambertsen. Foi em 1966 que houve a divulgação no Brasil dos resultados e experiências dessa proposta pela Associação Brasileira de Enfermagem, por meio da tradução do livro intitulado “ Equipe de Enfermagem organização e funcionamento”.
As experiências tinham o objetivo de resolver o problema de melhor aproveitamento do pessoal de enfermagem, pois, de acordo com LAMBERTSEN, a organização do serviço de enfermagem no trabalho em equipe tinha o cuidado voltado para o paciente, usando o pessoal de enfermagem com máxima econômia e eficácia. Logo esse modelo de organização do trabalho exprime, de um lado, a critica no trabalho ligado na tarefa, que demonstra o modo funcional de organização da enfermagem, e por outro lado, a tentativa de solucionar a escassez de recursos humanos de enfermagem nos hospitais norte-americanos, no periodo pós segunda Guerra Mundial.
Do ponto de vista da gerência do trabalho, o modelo do trabalho em equipe de enfermagem, está