Diversos
• Uso de medicamentos que aumentam a glicose Fatores de risco modificáveis/ Que pode controlar
• Hipertensão arterial
Hipertensão arterial (HTA) e a Diabetes são doenças que frequentemente coexistem.
Ambas causam lesões nas artérias aumentado o risco cardiovascular.
Se tem HTA é importante que a controle. • Obesidade
Obesidade não está associada com o desenvolvimento do DM1, porém é importante fator de risco para o DM2 (3 vezes mais), bem como para o diabetes gestacional (2 vezes mais).
A obesidade é medida através do índice de massa Corporal. O peso é um dos principais fatores a controlar na Diabetes. A obesidade favorece a acumulação de gordura nas artérias – aterosclerose - dificultando a passagem de sangue.
Quando isto acontece nas artérias que irrigam o coração pode ocorrer um enfarte, e quando acontece nas artérias do cérebro a consequência pode ser um Acidente Vascular Cerebral (AVC). • Privação de sono
Estudos recentes demonstram que dormir pouco e/ou dormir mal também aumenta o risco de desenvolver Diabetes tipo 2.
Durante o sono o nosso corpo repõe energias e produz hormônios necessárias ao bom funcionamento do organismo.
GLICOSE: A diminuição das horas de sono provoca um diminuição da tolerância à glicose por parte das células, isto faz com que a glicose se acumule no sangue aumentando a glicemia que é o principal problema nos diabéticos. INSULINA: A privação de sono causa distúrbios na função da insulina; a sua sensibilidade para transportar glicose encontra-se diminuída, sendo este o mecanismo da Diabetes tipo 2. LEPTINA: Dormir pouco e mal engorda! Durante o sono é produzida uma hormonio chamada leptina, que é responsável pela diminuição do apetite e pela estimulação do gasto de energia, assim se dormimos pouco temos mais fome e consequentemente comemos mais.
SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO: A diminuição da qualidade e quantidade do seu sono vai aumentar a atividade do sistema nervoso