Diversos
CONCEITO
Todo grupo, para sua sobrevivência, necessita que as novas gerações tomem ciência do acervo de conhecimentos, normas valores, ideias, ideologias. E mores, tradições, enfim sua herança cultural. Há duas formas de realizar esse objetivo deixar a cargo de grupos, tais como família e parentesco, amigos, vizinhança comunidade, a necessária transmissão para a criança desse acervo de formar organizações especificas voltada a essa tarefa para Rocher socialização e o processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos socioculturais de seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob influência da experiência de agentes sociais significativos, e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver. Segundo Durkheim a educação é ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social.
Dessa forma segundo Lenhard socializar significa por um lado, adquirir personalidade pessoal e por outro lado tornar-se membro da sociedade e portador da sua cultura, colaborando para sua perpetuação. Assim, o socializar se envolve dois aspectos o individual e o cultural.
Histórico da educação
São as civilizações mais antigas aquelas que apresentam o que primeiro se caracteriza como educação especifica, sendo sociedades com funções diferenciadas, a soma de conhecimentos específicos toma necessária a preparação de seus membros para executar as diferentes atividades, entretanto, essa tarefa cabia principalmente aos pais, pois nessas sociedades a maioria das profissões era herdada. Esta última característica se acentua durante o período feudal da Europa ocidental os mosteiros eram também templos do saber e as escolas por eles fundadas e administradas visavam prioritariamente á preparação de noviços. Quando surgem as grandes universidades, ao lado da ciência, principalmente filosofia e conhecimentos humanísticos, permanece em lugar prioritário o