DIVERSOS
Português. Tem por objetivo auxiliar o aprendizado do aluno iniciante em programação através da execução e visualização das etapas de um algoritmo. Com esse interpretador, os alunos poderão implementar seus próprios algoritmos utilizando recursos gráficos, ou seja, a representação lógica desses algoritmos através da animação, para compreender, de forma rápida e dinâmica, como as estruturas por eles desenvolvidas se comportam. Com o intuito de difundir este novo sistema para a comunidade acadêmica, informamos que a linguagem UAL encontra-se disponibilizada gratuitamente, levando-se em consideração o leftright, ou seja, o sistema possui código aberto, permitindo aos interessados o desenvolvimento de novas funcionalidades, desde que mantida a filosofia inicial do mesmo e mencionadas as autorias.
Desenvolvido por:
Juarez A. Muylaert Filho - jamf@estacio.br
Andréa T. Medeiros - andrea@iprj.uerj.br
Adriana S. Spallanzani - spallanzani@uol.com.br
Versão 1.1
Data: set/2000
Comandos em UAL
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
Introdução
Estrutura do UAL
Palavras-Chave
Pontuação
Maiúsculas e Minúsculas
Tipos de Dados
Declaração de Variáveis
Inicialização de Variáveis
Fluxos de Entrada e Saída
Precedência de Operadores
Operadores
Comandos para Tomada de Decisão
Comandos de Repetição
Vetores
UALGraph
3
4
5
6
7
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
2
1.
A grande dificuldade na concepção e no entendimento de algoritmos é o problema do relacionamento dos aspectos ativos e passivos, ou seja, como entender as estruturas dinâmicas das possíveis execuções do algoritmo a partir de sua estrutura estática.
A linguagem UAL visa auxiliar o processo de aprendizagem do aluno iniciante em programação, integrando os aspectos dinâmicos e estáticos em uma só ferramenta, permitindo ao aluno escrever seus programas em “Portugol”